Sunday, July 28, 2013

Pendrives falsos?

Olá a todos.

Pendrives, quando apareceram no mercado, despontaram como qualquer novidade tecnológica:Caros, pouco acessíveis e relativamente fracos em relação aos seus sucessores.Em um post anterior desse blog (A Informática em 2002), uma das propagandas as quais eu exibi era a de um pendrive de incríveis 64MB.

Em uma época onde armazenamento de dados portátil era quase um sinônimo de disquetes de 1.4MB, ter quase 50 disquetes no espaço de um chaveiro era algo de muito interesse.Talvez não tanto, porque não me lembro de muitos PCs com entradas USB dessa época (não me lembro nem do que eu comi ontem, mas isso não vem ao caso).

Como tudo que é caro e pouco acessível, os pendrives e outros dispositivos de armazenamento foram vítimas de falsificadores.Se os "alternativos" funcionassem, até poderiam ser engolidos, mas como não conheço nenhum caso bem sucedido de pendrives de 128GB do Viaduto da Santa Ifigênia, então é bom se manter afastado desses carinhas.

Uma dica interessante é observar que grande parte dos pendrives tem seu armazenamento dados em potências de 2.Por exemplo, 1,2,4,8,16,32,64 GB.Não existem pendrives com 50GB ou 100GB, algo que ajuda a eliminar alguns produtos falsos.

Mudando um pouco de assunto, acredito que o principal problema não são as falsificações esdrúxulas, mas sim as falsificações mais comuns.Leia-se por falsificações mais comuns as velhas histórias de:

  • Comprar um cartão de 4GB para o Celular, da marca X.Aparece um cartão de uma marca genérica, que tem aparência semelhante a do original, que começa a apresentar corrupção de arquivos.
  • Comprar um pendrive de 8GB para uso comum, mas ora chega um pendrive de 2GB reais, ou os arquivos são corrompidos com certa frequência.
Uma boa dica para evitar pendrives e cartões falsificados é, antes de mais nada, comprar esse tipo de produto em um local de boa procedência.Uma loja de confiança ou um site confiável são exemplos de locais de boa procedência.Eu mesmo prefiro comprar esse tipo de material no Mercado Livre, principalmente pela possibilidade que tenho de avaliar o que outras pessoas que compraram naquela loja afirmaram sobre os produtos.

Ainda assim, algumas fabricantes, como é o caso da Kingston, possuem sites e mecanismos que permitem verificar a autenticidade do produto comprado.Esse procedimento precisa do seu e-mail, e de alguns dados presentes na etiqueta do produto.A resposta sobre a autenticidade ou não do produto é bem rápida, normalmente segundos após o envio dos dados.Para mais informações sobre a verificação de autenticidade de produtos da Kingston, clique aqui.

A Sandisk, outra grande fabricante de pendrives e cartões, não dispõe de um serviço explícito para verificação de autenticidade como a Kingston, mas ao que parece, abrem margem para que dúvidas sobre a autenticidade de um produto possam ser enviadas ao suporte técnico.


No comments:

Post a Comment