Wednesday, July 17, 2013

Calculadoras Científicas - Casio fx82-ms.

Olá a todos.

Faz certo tempo que não posto aqui.Tudo isso graças as três recuperações que peguei na faculdade.É, esse sentimento estranho do ensino superior, que mescla tanto um "P...... AEEEEEEE.....NÃO TRAVEI MATÉRIA N, VOU FAZER A MATÉRIA N+1!)" como um "Eu poderia estar estudando coisas mais divertidas, mas estou aqui estudando Desenho Técnico para não ter que fazer Desenho Técnico de novo ano que vem".

Enfim, depois que eu aprendi seno/cosseno/tangente, bem no finalzinho do fundamental, fui conversar com um professor.Depois de ter visto pela primeira vez a tabela de senos/cossenos/tangentes, eu perguntei se não tinha algo do tipo para ângulos quebrados, e se era necessário carregar uma dessa para fazer cálculos futuramente.Daí, no cursinho que eu fazia para a escola onde estudei no Ensino Médio (saudosa Federal), meu professor me mostrou uma calculadora científica.Não me lembro exatamente o modelo da calculadora em questão, mas era bem similar ao modelo da minha primeira calculadora, que era uma genérica da Casio fx-82ms (logo depois, ganhei a original):

Uma Casio fx-82ms.

A Casio fx-82ms possui alguns atributos e feitos notáveis. Para começar, pelo que eu percebo, se não é a mais, é uma das calculadoras mais pirateadas.Suas cópias apresentam funcionalidade similar a original, sendo que o que realmente pesa no final é a qualidade.A minha original está comigo faz cerca de 4 anos, e sequer tive de trocar as suas baterias.Suas teclas também estão em bom estado, e o visor, como se estivesse novo.Não posso dizer o mesmo da fx-82ms pirata, cujo visor já se deslocou do lugar, suas teclas estão visivelmente mais duras, e a calculadora como um todo já parece estar bem desgastada.

Outro feito notável dela é que é uma das calculadoras mais populares.Entre os meus colegas, sempre vi algum com uma HP-10s, e só vi uma colega com uma Sharp, mas a maioria das calculadoras eram sempre Casios ou suas réplicas.Quase como uma Volksrechner1.

As suas primeiras versões (as mais atuais, infelizmente, já não contam com isso) abriam margem para que, com alguns comandos, evoluíssem temporariamente para outro modelo da Casio, bem mais avançado, capaz de resolver sistemas lineares e trabalhar com números complexos.Para quem quiser arriscar, veja esse tutorial.Já ouvi falar até que existe algum jumper dentro da calculadora, que, se for modificado, ativa permanentemente esse tipo de função.

Enfim, o tempo passa e a dificuldade das coisas vai aumentando.Faz pouco tempo, descobri que essa calculadora era capaz de mexer com desvio padrão e variância.Estatística e probabilidade são alguns dos pesadelos que tenho até hoje com matemática.Felizmente essa pequena colega pode fazer esse trabalho de graça :D

Até passar em uma faculdade (Poli-USP, hell yea!), e começar a ter uma matéria, por muitos temida, que tem três irmãos.Cálculos 1,2,3 e 4.Dizem meus veteranos que o pior ainda está por vir, com uma matéria chamada Cálculo Numérico, que vem em paralelo com Cálculo 2.E ouvi falar que era possível, sim, lidar com essa matéria com a Casio.Mas que uma outra calculadora, com mais recursos, ajudaria bastante.Não sei se ajudará ou não, mas como tudo o que pode ajudar vale a pena se considerar, acabei "trocando" de calculadora....

(Continua no próximo post)

1-Volkswagen, em alemão, é como se fosse uma aglutinação de carro do povo (wagen = carro, Volks = povo).Rechner, até onde eu vi, é "calculadora".Então, Volksrechner, calculadora do povo.

No comments:

Post a Comment