Thursday, July 25, 2013

HP's para Android [HP12C]

Olá a todos.

Uma das mais tradicionais empresas de TI (principalmente com suas impressoras, pois a depender de um desktop...), a HP também tem uma certa tradição na produção de calculadoras, principalmente científicas e financeiras.

Muitos bancários e administradores conhecem a 12C, uma das mais conhecidas calculadoras da HP, produzida desde os anos 80.

Uma HP-12C.Fonte: Wikipedia

Para mim, uma das coisas que marca na 12C é o sistema RPN (Reverse Polish Notation).Enquanto tradicionalmente nós digitamos, por exemplo, 2,+,2,= para retornar 4, através do RPN basta digitar 2,ENTER,2,+.Segundo alguns colegas mais experientes, o modo RPN é mais eficiente para calculadora, tornando a entrada de dados menos suscetível a erros.

Eu me lembro da primeira vez que eu fui tentar mexer nessa calculadora.Isso vira história de outro post.

Apesar de parecer uma calculadora simples, uma HP-12C é relativamente cara.Hoje em dia, ela pode ser encontrada por preços que vão desde R$200 até R$250.Ou seja, é algo um tanto quanto caro.Por isso, o uso de um software que simule (ou até substitua a 12C) torna-se interessante.

Um aplicativo que emula a HP-12C em celulares e tablets Android é o Andro 12c financial.Não cheguei a usar funções mais avançadas da calculadora, mas ao meu ver, ele se mostrou a melhor alternativa gratuita para simular a 12C, especialmente pela sua parte gráfica.

Ele pode ser baixado aqui. A versão gratuita exibe periodicamente uma mensagem incentivando a compra da versão paga, mas nada que incomode tanto a ponto de impedir o uso da calculadora.

No próximo post, eu vou falar sobre um simulador de calculadora gráfica, que não o Algeo Graphing Calculator.


Até mais!


PS:O mesmo autor do aplicativo tem uma versão online desse emulador.Veja-a aqui.

No comments:

Post a Comment