Tuesday, July 30, 2013

Depende...

Como quem já fez técnico, posso afirmar que "depende" é uma resposta bem comum.Tal programa é fácil?Depende...Fazer tal coisa é muito difícil?Depende...Acredito eu que tudo no mundo pode ser respondido com as palavras sim, não e depende.

Usemos um clichê clássico para redações.Falemos sobre as minhas férias.Estudei?Sim, e como..Aproveitei?Depende...Aprendi?Depende...Viajei?Depende...Enfim, como se diz, todas as coisas são interdependentes entre si.Foram boas?Depende...

Tá, reconheço que, mesmo que seja uma resposta com vários usos, não é uma boa resposta, justamente por ser ampla demais.Aqui, nesse caso, justifico.Entrei em uma faculdade de engenharia, bem puxada.7 matérias, um semestre, tempo livre tendendo a 0.

Uma prova aqui, outra acolá, nabos em todas as partes (afinal, a vida continua a ser a mesma senóide que sempre foi, talvez a frequência tenha aumentado, mas enfim), e com muito esforço, fechei o semestre com três recuperações.

Algumas delas eu realmente lamentava, pois depois de tomar pau em alguma prova, é batata - sempre ficamos naquela série dos "e se's", em uma tentativa inútil de consertar o passado para consertar o presente.Outras foram motivo de se dar graças, pois travar a matéria tinha tornado-se um pesadelo mais distante.Não que se pegar fazendo a matéria de novo seja legal, mas é aquele velho ditado, mais vale duas recuperações na mão do que uma travada indo embora...

Ou seja, indo bem ou mal, eu faria as matérias que tivessem as matérias das recuperações como pré-requisitos.Não travar(leia-se travar como sequer conseguir ir para a REC) Cálculo tinha sido uma grande vitória, tanto por ser uma das mais temidas (não sem razão), tendo uma considerável taxa de reprovação e fazendo com que sua estadia mínima na faculdade estenda-se de 5 para 6 anos.

Enfim, confirmadas as RECs, eu tinha acabado de jogar a derradeira pá de cal nas minhas férias.Não que eu não tivesse feito isso no começo do ano, mas enfim.Minhas férias seriam destinadas, a força, para não repetir nenhuma matéria.

O tempo passou rapidamente, e claro, minhas férias não se resumiram a estudar.Saí com alguns colegas, passeei, dormi(quem passa por isso sabe que é um notável avanço!).Mas claro, sempre estudando.Também estudando algumas matérias das quais eu não gostava, em detrimento de estudar outras coisas que eu goste mais.Que droga.Enfim.(Sentimento de nerd, mas deixa...)

Assim como o tempo, as férias foram voando, e até consegui entender melhor algumas das matérias.Salvo por causa do vestibular, nunca tive que estudar nas férias por causa de recuperação (agora, quanto projetos anuais, é outra história XD).Foi uma experiência interessante, no geral.Eis que um dia, uma terça feira do final de julho, começa a semana das RECs.

Arduamente, as provas vão passando, uma a uma, até chegar o primeiro segundo seguinte ao final da última prova, quando seu inconsciente brada as demais partes do seu cérebro:LIBERDADE!Até que enfim, férias.

Férias?Depende...Apesar de não ter que estudar, os próximos dias seguiram-se com as revisões das recuperações.O sacrifício foi bem aproveitado?Sempre dependerá....

Depende?Depende...


No comments:

Post a Comment